domingo, 12 de maio de 2013

Princípios Básicos de Farmacologia #1

Para compreender as diversas doenças, tratamentos e drogas que serão abordados nesse blog, é importante que, antes, entendamos o funcionamento dos fármacos em geral, estando incluídos nestes aqueles que agem no sistema nervoso.

A farmacologia é o estudo dos efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos. Essa área é extremamente importante, pois o sucesso dos tratamentos de doenças dependem em grande parte da escolha do medicamento "correto", aquele que se adeque não só às características patológicas mas também às do próprio paciente (sexo, idade, peso, hábitos, etc.).

Além disso, é importante que o medicamento atinja o órgão ou sistema alvo em concentração ideal (concentração terapêutica) para que o efeito do fármaco seja efetivo. A concentração terapêutica se encontra na faixa que vai da concentração mínima geradora de efeito à concentração tóxica (concentração máxima tolerada). Essa faixa é denominada janela terapêutica e sua amplitude varia bastante entre cada medicamento. Quanto menor a janela, menor a segurança e mais preciso deve ser o cálculo da dosagem e do intervalo entre as administrações do medicamento.

O índice terapêutico (I.T.) representa a relação entre as concentrações terapêuticas e tóxicas. Quanto maior for a discrepância entre as duas concentrações, maior será o índice. Deste modo, um índice terapêutico alto é extremamente desejável em um medicamento, por indicar que o seu uso é relativamente seguro.


A farmacologia pode ser dividida em três partes: farmacêutica, farmacocinética e farmacodinâmica.

A farmacêutica estuda a liberação do fármaco a partir do produto farmacêutico. Seu estudo compreende os eventos da administração à absorção do medicamento, basicamente, a liberação e a dissolução deste.

A farmacocinética tem como objetivo descrever e prever a quantidade dos medicamentos e suas concentrações no organismo e as suas variações com o tempo. Ou seja, está relacionada à velocidade  das reações envolvidas no funcionamento do fármaco. Compreende os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de fármacos.

A farmacodinâmica estuda os mecanismos de ação das drogas, a ação destas em seu sítio receptor e as alterações moleculares e celulares correspondentes. 

fontes: http://www.farmacia.ufmg.br/cespmed/text7.htm#inicio
http://estudefarmacologia.blogspot.com.br/2010/07/principios-basicos-da-farmacologia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário