domingo, 26 de maio de 2013

Patologias - Causas: Sociopatia

O transtorno de personalidade anti social, conhecido vulgarmente como sociopatia, possui sintomas divididos em dois grupos. O grupo I engloba as anormalidades no comportamento interpessoal, como falta de empatia e falta de sentimento de culpa ao trapacear, roubar, entre outros. O grupo II relaciona-se às regras sociais e à impulsividade. Desses todos, o sintoma mais aparente é o último mencionado.
Eventos traumáticos nos primeiros anos de vida, tais como abuso sexual e físico, podem levar a esse quadro, bem como uso de drogas, predisposição genética, exposição a drogas no útero e lesões traumáticas no lobo frontal.
Indivíduos sociopáticos possuem várias diferenças morfológicas quando comparados a indivíduos normais. Eles apresentam:
  • Diminuição do volume de massa cinzenta pré-frontal(diminuição da resposta autonômica a um acontecimento estressante);
  • Menor volume da amígdala e reducão bilateral do volume do hipocampo posterior(dependência ao álcool e menor controle próprio);
  • Reducão do metabolismo na parte frontal, principalmente no córtex, bem como na amígdala, sistema límbico, hipocampo e núcleo caudado.

Indivíduos sociopáticos tambem apresentam anormalidades na via seretonérgica, o que é algo comum em vários transtornos, como o bipolar ou a depressão. Nesse caso, há uma deficiência na via, diminuindo a concentracão de seretonina no encéfalo, o que está relacionado a um comportamento agressivo e impulsivo.

Tambem há uma baixa concentracão do aminoácido triptofano livre no sangue, o qual é necessário para a producão de seretonina. A falta desse aminoácido que está relacionada a um aumento de irritabilidade, falta de controle e distúrbios do comportamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário