segunda-feira, 27 de maio de 2013

Neurotransmissores


Mas, afinal, como funcionam os neurotransmissores?

Até agora, sabemos que os neurotransmissores são moléculas mensageiras, que transportam um impulso nervoso no espaço entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula efetora. Chamamos esse espaço de sinapse. Mas como se dá esse transporte?

A Transmissão de Impulsos Nervosos

Dentro dos neurônios, os comandos nervosos são transmitidos por meio de impulsos elétricos. Basicamente, a entrada e a saída de íons causam uma polarização da membrana plasmática dessas céluas, o que possibilita a transmissão do impulso. É claro que não é assim tão simples, existem diversas proteínas de membrana envolvidas, além das células de Schwann, formadoras a bainha de mielina, que acelera imensamente o impulso. Mas o nosso foco aqui não é na transmissão do impulso elétrico mas sim no que acontece quando ele alcança o fim do axônio ( na verdade, o fim dos telodendros, ramificações da ponta dos axônios): a produção e liberação de neurotransmissores.

Os neurônios e suas células alvo (outros neurônios, miócitos, células de glândulas) não estão fisicamente conectados. Há entre eles uma espaço de 20 a 40 nm, a sinapse ou fenda sináptica, que deve ser atravessado para que haja a continuação da transmissão do estímulo.

Os Neurotransmissores

Os neurotransmissores são moléculas variadas produzidas nos corpos celulares dos neurônios, transportadas até os terminais e lá mantidas no interior de vesículas. Em geral, os neurotransmissores são moléculas pequenas e de baixa complexidade. 

Eles podem ser classificados em:

- Estimulantes: quando se liga ao receptor, o neurotransmissor estimula a abertura de canais iônicos e ocorre a passagem de íons positivos para dentro do neurônio pós-sináptico, tornando-o mais provável a disparar um sinal;
- Inibidores: quando se liga ao receptor, o neurotransmissor estimula a abertura de canais iônicos e ocorre a saída de íons do neurônio pós-sináptico, tornando-o menos provável a disparar um sinal.

Além disso, podem ser categorizados em um dos seguintes tipos:

- Acetilcolina;
- Aminoácidos: Ácido gama-aminobutírico (GABA);
- Neuropeptídeos: Oxitocina, endorfinas, vasopressina, etc.
- Monoaminas: Adrenalina, noradrenalina, histamina, dopamina e serotonina;
- Purinas: Adenosina, ATP;
- Lipídeos e gases: Óxido nítrico, cannabinóides.

A  Sinapse

Ao chegar ao final do axônio, o impulso elétrico estimula a fusão das vesículas sinápticas (repletas de neurotransmissores) com a membrana plasmática. Liberando os neurotransmissores na fenda sináptica. As células alvo, possuem receptores para neurotransmissores específicos, produzidos pelos neurônios com os quais elas fazem sinapse. Ao se ligar ao receptor, o neurotransmissor ativa-o, o que gera modificações na célula. Estas modificações geram a resposta final da célula, seja ela um impulso elétrico (novamente) ou a produção de um hormônio.

A Desativação

Depois de os neurotransmissores desempenharem sua função, é necessário que eles sejam parados. Caso isso não ocorra, o estímulo continua indefinidamente, como ocorre com algumas drogas, ou ocorre o impedimento de futuros estímulos. Essa desativação pode ocorrer de diversas maneiras, entre elas estão:

- Reabsorção: após a transmissão do estímulo, os neurotransmissores são reabsorvidos pelo neurônio de origem
- Desativação enzimática: uma enzima específica age sobre o neurotransmissor, desativando-o
- Difusão: os neurotransmissores se espalham, se afastando dos receptores naturalmente
- Células da Glia: astrócitos removem os neurotransmissores da fenda sináptica

Vídeo

A seguir, um vídeo que ilustra a sinapse.





Nos próximos posts, abordaremos o funcionamento de cada um dos neurotransmissores mais importantes. Começando com a serotonina.

Fontes

http://faculty.washington.edu/chudler/chnt1.html
http://www.neurofisiologia.unifesp.br/neuromoduladores_nocaogeral_simonebittencourt.pdf
http://www.sciencedaily.com/articles/n/neurotransmitter.htm
http://psychology.about.com/od/nindex/g/neurotransmitter.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Neurotransmitter 
http://www.infoescola.com/sistema-nervoso/sinapse-eletrica/
http://neuromed88.blogspot.com.br/2008/09/neurotransmissores.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário