sexta-feira, 3 de maio de 2013

O que são neurotransmissores? (pré-projeto)


Os neurotransmissores são substâncias liberadas pelos neurônios e responsáveis pela parte química da transmissão de informação (sinapse). São eles que permitem que os impulsos nervosos passem pelo espaço intracelular, seja ele entre neurônios ou entre um neurônio e uma célula do órgão efetor.

A maior parte dos neurotransmissores consiste de aminoácidos, peptídeos e aminas. Essas moléculas são sintetizadas no terminal do axônio a partir de precursores presentes nesse local e com a participação de enzimas fabricadas no corpo celular da célula nervosa e encaminhadas até o terminal neuronal.

Após sintetizados, os neurotransmissores são transportados para as vesículas sinápticas e saem da célula por exocitose. Eles são, depois, absorvidos pela célula pós-sináptica por meio da endocitose. Lá, eles podem estimular a liberação de outras substâncias, de mais neurotransmissores, o movimento voluntário ou não, entre outras respostas.

Escolhemos esse tema por considerá-lo extremamente interessante e importante para o entendimento não só da bioquímica integrada ao organismo, mas do próprio ser humano e do seu funcionamento como um todo. Afinal, grande parte do que somos, pensamos e fazemos só é possível graças à existência dos neurotransmissores. 

Nesse blog, o intuito é focar nas doenças, drogas e em artigos científicos e tratamentos recentes e inovadores que envolvam a bioquímica dos neurotransmissores. Tudo isso sem deixar de esclarecer dúvidas comuns sobre o funcionamento sináptico, doenças conhecidas e o funcionamento de medicamentos, de modo que qualquer um possa aprender e compreender os assuntos tratados no blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário