sábado, 13 de julho de 2013

Patologias - Causas: Autismo

O autismo e uma doenca doenca complicada , com uma miríade de sintomas, e faz parte dos TGD, os Transtornos Globais de Desenvolvimento, um grupo de cinco disfunções que são caracterizadas por um atraso em todas as funções básicas, como a comunicaçãoo e a socialização. Seus sintomas tipicamente são: dificuldade no uso e na compreensão da linguagem, ausência completa de contato interpessoal, dificuldade ou inabilidade de fala, repetição de movimentos, extremo introvertimento, brinca com brinquedos de forma diferente e apresenta dificuldade em mudar a rotina.
Embora existam transtornos que sejam semelhantes ao autismo, muitas vezes sendo até confundidos com ele, iremos debater somente o autismo que tem como causa o desequilibrio de neurotransmissores como principal motivo.
Sabe-se apenas que o autismo possui uma causa genética, mas até isso é debatido. Alguns o associam a fatores externos, como metais pesados na alimentação materna e a ingestão de agrotóxicos, mas nada foi comprovado. Pais de crianças autistas possuem mais comorbidades mentais, como a depressão, ansiedade e síndrome do pânico do que o normal. como O autismo também é mais comum em homens, porém não se sabe o porquê.
A neurobiologia aponta como possíveis causas, ou sintomas, macrocefalia em 20% das crianças de um a três anos, além de um aumento de massa branca na região cortical e crescimento anormal de várias partes do cérebro que estão relacionadas a comunicação, socialização e habilidades motoras (Lancet, 7 de novembro de 2009).
A via neurológica do autismo não é completamente conhecida, porem já se sabe que sintomas como a hiperatividade e o déficit de atencao podem ser tratados com as drogas para esses dois distúrbios. Nao são muito comuns em pacientes com autismo, mas é um bom começo para criar uma cura para os sintomas. Casos de TDAH estao relacionados a falta de noradrenalina e dopamina. A primeira e uma precursora da adrenalina, e portanto e responsável por todos os efeitos de quando tomamos um susto, como taquicardia e a vasoconstrição periférica, portanto estimulante do sistema nervoso simpático e regiões relacionadas à concentração e atenção. A segunda é um importante neurotransmissor que estimula o sistema nervoso simpático, e está relacionada a diversos transtornos, como a já debatida esquizofrenia.
A seretonina também é um pouco mais elevada do que o normal, e possui um mecanismo de transporte diferenciado, portanto inibindo algumas regiões mais do que deveria. Receptores troboscópicos de glutamato I tambem estao relacionados ao autismo, e são frequentemente encontrados em pacientes que possuem autismo por causa genética. Glutamato esta ligado ao aprendizado e a memória, e os receptores troboscópicos estão relacionados ao MDMA(outro receptor de glutamato) e a excitotoxidade, fenômeno no qual células nervosas são destruídas por superestimulação de neurotransmissores.


Bibliografia:
http://www.autism.com/index.php/symptoms_sensory_overview

Nenhum comentário:

Postar um comentário