sábado, 13 de julho de 2013

Drogas - Cafeína

Bom dia, leitores!


Último post referente as drogas e seu uso terapêutico, chegamos ao fim do semestre e da nossa querida disciplina Bioquímica e Biofísica. E pra encerrar com chave de ouro ,hoje estudaremos a cafeína.
Figura 1

A cafeína é uma droga socialmente aceita e amplamente consumida mundialmente. Pertence a um grupo de compostos lipídicos solúveis denominados de purinas, quimicamente conhecida como 1,3,7,-trimetilxantina (C8H10N4O2). É considerada, juntamente com as anfetaminas e a cocaína, uma droga estimulante psicomotora
, possuindo um efeito acentuado sobre a função mental e comportamental que produz excitação e euforia, redução da sensação de fadiga e aumento da atividade motora. Encontrada naturalmente em grãos de café, em chás, chocolates, grãos de cacau, e nozes da planta cola que está presente em refrigerantes a base de cola. Cerca de 95% da cafeína ingerida é metabolizada pelo fígado, e só cerca de 3% a 5% é recuperada na sua forma original na urina. 
                                                                                         
  • A ação da cafeína no organismo


A ligação da adenosina, um neurotransmissor natural, aos seus receptores,diminui a atividade neural, dilata os vasos sanguíneos, entre outros. A cafeína se liga os receptores da [1] adenosina e impede a ação da mesma sobre o sistema nervoso central (SNC).A cafeína estimula a atividade neural e causa a constrição dos vasos sanguíneos, pois bloqueia a ação da adenosina. Muitos medicamentos contra a dor de cabeça, tal como a Aspirina, contém cafeína, que irá contrair os vasos sanguíneos e aliviar a dor.Com o aumento da atividade neural, glândula supra-renal "pensa" que algum tipo de emergência 
está ocorrendo, e libera grandes quantidades de adrenalina, que causa uma série de efeitos no corpo humano, como a taquicardia, aumento da pressão arterial, abertura dos tubos respiratórios (por isso muitos medicamentos contra a asma contêm cafeína), aumento do metabolismo e contração dos músculos, entre outros.Um outro modo de ação da cafeína é o bloqueio da enzima fosfodiesterase,responsável pela quebra do mensageiro cAMP, então os sinais excitatórios da adrenalina persistem por muito mais tempo. 


Figura 2
[1] A adenosina é considerada um neuromodulador no SNC que, por meio da ativação dos seus receptores metabotrópicos A1 e A2A, controla a excitabilidade neuronal). Atualmente sabe-se que os receptores de adenosina formam heterodímeros com receptores de glutamato metabotrópicos. Esta interação molecular também auxilia no entendimento de como a manipulação farmacológica dos receptores de adenosina apresenta benefícios frente a alguns modelos de injúria cerebral pela excitotoxicidade glutamatérgica. Do ponto de vista do funcionamento da sinapse glutamatérgica, a ativação dos receptores A1 inibe a liberação de glutamato, enquanto que ativação dos receptores A2A exerce efeito facilitatório.

A cafeína também aumenta a concentração de dopamina no sangue por diminuir a recaptação desta no SNC. A dopamina (muito conhecida aqui no blog,leia mais sobre ela em post antigos) e suspeita-se que seja justamente este aumento dos níveis de dopamina que leve ao vício da cafeína.Resumindo, a cafeína, em curto prazo, impede que você durma porque bloqueia a recepção de adenosina; lhe dá mais "energia", pois causa a liberação de adrenalina, e lhe faz sentir melhor, pois manipula a produção de dopamina.O problema do consumo de cafeína só aparece em longo prazo. O mais importante é o efeito que a cafeína tem sobre o sono. A recepção de adenosina é muito importante para o sono, principalmente para o sono profundo.

Figura 3
 • Veja a seguir outros efeitos terapêuticos do café e como apreciá-los:

1. Analgésico: É comprovado que o café tem efeitos positivos para reduzir dor de cabeça e outros mal estares em geral. Para aliviar a dor de uma inflamação de ouvido, por exemplo, consumir pequenas doses de café preto pode ser muito eficiente. Além disso, o café também auxilia na redução de dores desencadeadas por problemas reumáticos ou artrites.

 2. Diurético: Devido aos níveis de cafeína presentes no café, consumi-lo pode provocar a vigília, mantendo as pessoas mais alertas, e também combater a retenção de líquidos. Os mesmos resultados podem ser obtidos com outras bebidas, como algumas variedades de chás.

3. Laxante: Todas as bebidas quentes podem funcionar como estimulantes para a digestão, inclusive o café. A vantagem da bebida é que, além de aumentar a temperatura, ela acelera o ritmo cardíaco, o que aumenta a circulação do sangue e o oxigênio no intestino, melhorando consequentemente a digestão. O melhor é tomá-lo alguns minutos depois das refeições, pois ajudará a dissolver alguns alimentos que não foram processados corretamente.

4. Antioxidante: Apesar de seus efeitos ácidos no sistema digestivo, os polifenóis presentes no café o transformam em um poderoso antioxidante, auxiliando na limpeza do sangue das toxinas e metais pesados, com efeitos antienvelhecimentos.

5. Vasodilatador: O café pode ser usado por pessoas que sofrem de problemas de pressão baixa e até mesmo depressão. Porém, nesses casos, seu uso deve ser regulado por um profissional da saúde, já que será administrado como medicamento. É importante ressaltar que, mesmo com tantos benefícios, o café deve ser consumido com cautela. O abuso da bebida pode reduzir a capacidade de concentração, provocar alucinações nervosas e até mesmo reduzir a fertilidade. Mulheres grávidas, por exemplo, devem consumir, no máximo, duas xícaras por dia ou evitar completamente a bebida.

Bibliografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário